quarta-feira, 10 de julho de 2019

AMEI LER em Julho - "Ilha Virtual", informativo literário editado por José Neres e família

Ilha Virtual: literatura por todos os lados

Para abrir o mês de julho no Clube Amei Ler apresentamos um projeto que conta com a participação dos quatro membros da família de múltiplos talentos artísticos que estará conosco este mês: os Neres Barros, formada pelo casal de escritores José Neres e Linda Barros e seus filhos Laura e Gabriel Barros Neres!
Um informativo virtual sobre a literatura maranhense que desde 2011 assegura um espaço de divulgação à arte literária de nomes consagrados e iniciantes, sem distinção. Este é o Ilha Virtual, jornal online editado pelo professor e escritor José Neres com a colaboração periódica de seus alunos dos cursos de letras e de um trio particularmente especial: sua esposa, a também professora, escritora e atriz Linda Barros e os filhos do casal, a atriz, escritora e futura psicóloga Laura Barros Neres e o escritor e estudante de jornalismo Gabriel Barros Neres.

Ao centro o casal José Neres e Linda Barros ladeados pelos filhos Gabriel e Laura
Há oito anos em atividade com 32 edições publicadas, o Ilha Virtual lança luz sobre livros clássicos e contemporâneos, divulga eventos literários, traça perfis de autores, recomenda leituras, analisa obras e expõe opinião. Além de já ter prestado homenagens a nomes como Lenita Estrela Sá, José Chagas, Aluísio Azevedo, Gonçalves Dias, Wilson Marques e José Ewerton Neto em edições com capas dedicadas a autores célebres da literatura maranhense, o informativo segue antenado com os rostos que não param de surgir na cena local, entrevistando novos autores e trazendo suas obras de estreia para a roda.


Na edição nº 31 de junho/2019, o jornal se posicionou em editorial sobre o exercício de resistência que é manter o periódico ativo: 

“A cultura maranhense é tão rica quanto diversificada e, com o desparecimento paulatino dos suplementos literários, quase não se tem mais um espaço reservado para tal divulgação. Então é praticamente como um ato de resistência contra as adversidades que tentamos manter este informativo. Nem sempre - por motivo de escassez de tempo e excesso de trabalho - é possível mantê-lo atualizado. Contudo, na medida do possível, estas páginas aparecem para tentar equilibrar um jogo tão desigual.”

Neste mesmo exemplar é possível conferir o trabalho conjunto da família Neres Barros no expediente da publicação, que sob edição de José Neres conta com uma coluna sobre perfis de artistas maranhenses assinada por Linda Barros, um excelente artigo sobre literatura infantil e inclusão de Gabriel Barros Neres, além de textos do próprio editor sobre os autores Ronaldo Costa Fernandes e Zeca Martins e 10 sugestões de leitura maranhense para as férias. A atriz Laura Barros Neres figura entre os perfis de autores da nova geração, com seus livros “Pétalas de Sangue” (2015) e “Mulheres” (2019).

Com um trabalho independente de constante divulgação e atualização da literatura maranhense, o Ilha Virtual presta um fundamental serviço à cena local ao promover o diálogo entre gerações, incentivando a leitura e a conversa sobre as pessoas, os temas, paisagens, estilos, gêneros e interesses que mantém viva a produção literária e cultural no Maranhão. A título de preservação da memória cultural, o informativo online dá conta de produzir um registro de quase uma década do que tem sido produzido em termos de literatura e teatro no estado. 

Por tudo isso, vale conhecer, acompanhar, ler, divulgar e colaborar! A edição nº 32 de julho/2019 está quentinha aqui. Para consultar o catálogo completo de edições, basta acessar a página oficial do Prof. José Neres.

Por Talita Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário