segunda-feira, 15 de julho de 2019

AMEI LER em Julho - Todas as Mulheres em Laura Barros Neres


A obra se encontra à venda na Livraria AMEI - São Luís Shopping
 NERES, Laura Barros. Mulheres. São Luís: Colorgraf, 2017. 40 p. 
Em um período muito favorável histórica e socialmente à discussão de causas feministas, uma das componentes da família de autores de Julho foi muito feliz em sua observação sagaz da realidade que a cerca.

Em "Mulheres", Laura Neres Barros chama a atenção desde a concepção gráfica de sua pequena grande obra: surpreendi-me ao encontrar uma marca real de um beijo na folha de rosto. Este toque me encheu de ternura ao constatar o carinho que Laura teve por sua coletânea de contos sobre todas as mulheres que Laura já foi, ou já viu, ou já conheceu. Ela poderia nos dizer quem são elas ou não, pois seus leitores também conseguirão associar cada narrativa com alguma mulher em suas vidas.

A autora discorre pelas breves quarenta páginas da obra sobre mulheres que, antes de seu gênero, são seres humanos. Antes de serem "para casar", são indivíduos com histórias que Laura observa muito bem, ressaltando que todos os rótulos que tentam nos impor são pequenos frente à fortaleza de uma mulher que reconhece seu lugar no mundo.

Não me custou entender que Laura mesmo é uma dessas mulheres. Suas palavras são simples, seu ritmo é dinâmico, suas observações são precisas. Ficou claro que a natureza humana é mesmo um objeto de estudo para essa jovem graduanda em Psicologia, tendo compreendido quantas somos em apenas uma. E, acima de tudo, que sejamos múltiplas, mas cada faceta deve ser respeitada, cada mulher que vive em toda mulher merece amor.

Destaco os contos "Negrinha", "Abusivo", "Reflexões" e "Somos Muitas", que tratam respectivamente sobre preconceito racial, relacionamentos abusivos, o contexto social da mulher contemporânea e o lembrete pungente de que toda mulher é um ser humano.

Além de nos presentear com suas palavras, a obra de Laura Barros Neres nos dá também outros presentes extras: uma playlist de músicas que tem como tema a mulher, além de uma página em branco - uma sugestão divertida e também um incentivo a escrevermos nossa própria história.


Por Lorena Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário