quarta-feira, 17 de julho de 2019

AMEI LER em Julho - "Negra Rosa & e outros poemas", de José Neres


A poesia sempre nos trouxe modos de um olhar o mundo sob diversos aspectos por meio de sua sonoridade e ritmo, debatendo sob os diversos temas que norteiam a construção da história do mundo e, consequentemente, do ser humano.

Alguns poetas conseguem destacar-se na criação literária pela boa escolha das palavras e pelo seu bom posicionamento sintático, o que demonstra bom conhecimento de termos literários. Em vários locais do Brasil, pudemos perceber muitos destaques dentro da poesia, e o Maranhão berço de muitos. Um deles é o professor, escritor e poeta José Neres, que ainda ocupa uma das cadeiras da Academia Maranhense de Letras.


Em um de seus excelentes  livros, Negra Rosa & outros poemas, José Neres divide seu livro em três partes: a primeira apresenta poemas com diversas estruturas - do soneto ao verso livre - sobre o mesmo tema (Negra Rosa), colocando cada poema como se fosse um capítulo dessa história poética; a segunda nos traz conjunto de dez sonetos com o mesmo teor social; e a terceira nos traz diversos poemas com diversas estruturas e os mais variados temas.

O livro nos traz mensagens fortes sobre questões sociais e históricos desde o seu início, mostrando-nos a capacidade poética de Neres:


I
A profecia 

Uma linda negra aqui virá
Para livrar seu povo da escravidão
Moça virgem, o céu merecerá
Pois ela ao prazer sempre dirá não. [...]


V
A resposta 

[...]
Se o senhor da história
Não sabe, eu vou contar.
Tudo o que aconteceu
Faz muito tempo um rei
Chamado Sebastião
Numa batalha morreu 

Deixando o reino sozinho
Aos gostos de nova lei,
Mas o corpo não foi achado.
O rei Dom Sebastião
Na batalha não morreu
Virou o ser encantado [...] 

Estas estrofes demonstram como o poeta é capaz de escrever de forma simples, mas concisa fatos históricos demonstrando importância para esta época. Não muito distante, também descreveu parte de sua cidade, além do teor social:

Nove

Na rua do Sol um menino há
Cuja pele de tanto frio treme,
Lá na rua dos Prazeres está
Uma velha que de tanta dor geme.

A rua do Egito leva ao mar,
Que lava o sangue que sai da Alegria
Depois d'Alecrim e Horta irrigar
E no Ribeirão levar novo dia [...] 

Notam-se a métrica e o encadeamento do poema breve, mas que demonstram capacidade de construir versos coerentes capazes de formar o poema com uma estrutura forte e engenhosa. A construção poética do livro Negra Rosa & outros poemas apresenta a inteligência literária do escritor que, por meio de diversos tipos de poemas, soube passar ao seu leitor a mensagem desejada. Este é um livro cujo conhecimento poético, literário, social, lírico e crítico merece ser lido inúmeras vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário