quinta-feira, 29 de outubro de 2020

AMEI LER EM OUTUBRO: "Zona de Desconforto", de Lindevânia Martins

 

Obra disponível na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou no site ameilivraria.com


Por Lorena Silva

Após a leitura da maior parte das obras de Lindevania Martins, ficou claro para nós do Clube AMEI LER que o compromisso da autora com a literatura é também um compromisso com o social, o político, o humano. Esse compromisso se reafirma na obra "Zona de Desconforto" (Benfazeja, 2018, 120 páginas) ao longo dos oito contos que compõem o volume.

O conto que dá titulo à coletânea nos apresenta a Marina, uma criança que passa por uma situação bastante conhecida do nosso contexto social: é a menina que deixa sua família em uma cidade interiorana e vai trabalhar nas tarefas domésticas de uma casa de família mais abastada, tendo sua infância e identidade apagadas. Neste conto, não por muito tempo.

 
Em "Tudo Vermelho", vemos os truques e voltas que o destino dá apresentando um casal separado pela criminalidade e violência, e reunido justamente através disso. Com uma discussão muito pertinente sobre a mulher em um relacionamento abusivo e uma reviravolta surpreendente, o conto entrega ação e suspense em poucas páginas.

"Querida Mamãe" explora novamente uma protagonista infantil, uma criança que precisa fazer uma redação sobre alguém de sua família, e se vê sem alternativa a não ser escrever sobre a mãe. Mas como falar da mãe sem denunciar o desarranjo familiar que a menina vive? Certamente desafiador, e ainda mais para uma criança a quem foi ensinada que mentir é feio.

"O Número Perfeito" narra o envolvimento entre três amigos, Otávio, Hugo e Mariana, formando um triângulo amoroso não tão perfeito assim. Intriga, inveja e um sentimento de vingança levam o narrador Otávio a reproduzir padrões sociais que o enchem de amargura e arrependimento.
 

Destaco ainda "Virulência", "A Parede de Vidro" e "Retrato de Família" como meus contos preferidos da coletânea pela profundidade psicológica das protagonistas de cada conto. "Virulência" retrata a mulher que assume uma postura dura e indiferente diante da vida e procuramos entender os caminhos que a levaram a assumir tal postura. "A Parede Vidro" complementa essa perspectiva de uma mulher marcada, agora sob o ponto de vista de uma prostituta. Já em "Retrato de Família", temos a figura de uma mulher que, vinda de uma família desestruturada, abusiva, violenta, toma como sua missão não reproduzir os mesmos padrões que marcaram sua história. No entanto, ela vai descobrir que há muito mais envolvido do que apenas seu enorme desejo e empenho em fazê-lo.
 
O último conto, "Flagrante" encerra a coletânea com a história de um marido que descobre a traição da esposa com um amigo, expondo uma demonstração de humor da autora no maior estilo Nelson Rodrigues, mas que deixa um gosto amargo quando compreendemos que situações como essa são até bastante comuns.

Portanto, a leitura de "Zona de Desconforto" faz jus ao título ao agregar narrativas que estão longe de nos oferecer conforto, de fato: oferecem inquietação, revolta, reflexão. É incontestável a habilidade de Lindevania no conto, entregando histórias breves, mas que marcam quem as lê. A brevidade de suas palavras somente expõe o quanto são necessárias.

E a autora estará com o Clube AMEI LER nesta sexta-feira, 30, às 18h, para divulgar e discutir sua obra, carreira, literatura e muito mais. Vamos?



Nenhum comentário:

Postar um comentário