sexta-feira, 21 de junho de 2019

AMEI LER em Junho - "Atalhos", de Maria Thereza de Azevedo Neves

NEVES, Maria Thereza de Azêvedo. Atalhos. São Luís: Lithograf, 2005.


Maria Thereza de Azevedo Neves representa o que há de melhor na literatura maranhense atual. Com uma escrita bem estruturada e consistente, a escritora consegue descrever cenários por meio de uma narrativa linear e bem simples, mas que consegue atrair atenção do leitor.

Em seu livro Atalhos, Maria Thereza apresenta diversos contos, cada um com uma estrutura similar, mas com diversos temas, cujas diferenças não a impediram de escrever com qualidade do início ao fim do livro. Afinal, não é para menos: a escritora possui uma tradição literária de excelência, pois é neta do escritor Américo Azêvedo, irmão de Aluísio e Arthur Azêvedo.

Seu livro Atalhos é uma “Herança de Deus” (título de um de seus contos) e é exemplo de um exímio livro da literatura maranhense que sempre foi predisposta a ser um berço de escritores de imensa qualidade literária que conseguem ver a vida e o mundo por meio da literatura. E em Atalhos, a escritora conseguiu, de fato, mostrar a nossa vida real mostrando cenários da nossa São Luís, como no bem escrito conto “Em noite de lua nova”.

Atalhos é um livro que vale a pena ser lido por mostrar a proeza de uma bela escrita, desde a extraordinária descrição e construção de seus personagens e cenários, além de os temas terem sido bem trabalhados.




Por Ricardo Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário