sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

AMEI LER em Janeiro - "Portal das Sombras I: Mundo das Sombras", de R. A. Cirino

Por Lorena Silva 


No primeiro clube de leitura de 2020, teremos a presença da jovem autora R. A. Cirino, que lança no dia 18 deste mês seu mais novo romance sobrenatural: "Portal das Sombras I: Mundo das Sombras", obra que surgiu no suporte virtual da internet,e agora ganha formato físico contribuindo com a nova geração de autores maranhenses. Aqui no blog, você poderá acompanhar ao longo do mês mais sobre a autora, sua obra e os pontos de vista literários dos nossos coordenadores Jaqueline Morais, Lorena Silva, Talita Guimarães e Ricardo Miranda - todos também autores maranhenses e membros da Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI). 

Iniciando nossa série de posts, trago a vocês minhas impressões de leitura desta que é uma obra de estreia no gênero sobrenatural de R.A. Cirino.

A obra de 293 páginas, lançada pelo selo editorial Segredo, da Editora Portal (MG), estará disponível para venda a partir do dia 18 de Janeiro, na Livraria AMEI, São Luís Shopping.


"Mundo das Sombras", o primeiro volume de uma série intitulada Portal das Sombras, nos levará para longe de terras maranhenses. Viajaremos com Elizabeth, ou Lizzie, para Londres, Inglaterra, onde vive a jovem florista, reerguendo sua vida tocando após o trauma de perder seus pais ainda criança. Vivendo com a melhor amiga, Sophie, Elizabeth não imaginava que logo ali, paralelo ao seu mundo cotidiano, viviam criaturas das sombras, criaturas eternas: vampiros, fadas, lobisomens, e tudo que ela já tinha lido em tantos livros. Ela mal poderia prever que esses mundos se conectavam através de um portal mágico.

Quem promove o encontro é o enigmático Ciprian Dancan, o vampiro que cruza o caminho de Elizabeth e a introduz a seu mundo - e uma intrincada trama familiar envolvendo um irmão vingativo (Hendrix) e uma cunhada inescrupulosa (Tess). Elizabeth enfrentará não apenas o choque de lidar tantas vezes com a morte de frente, mas também tentar salvar a própria pele, que está em jogo desde que sua vida se entrelaça à de Ciprian.

 - Deve ser muito bom ter tempo para conhecer o mundo inteiro! Viver o bastante para aproveitar as coisas boas da vida, viajar, ser livre...
- Não é nada bom viver nas sombras, não poder ver o sol ou não entender qual a beleza das praias gregas porque você não pode ver o sol tocar na água e nas montanhas. Só vi o sol nascer uma única vez e finalmente entendi por que os humanos acham isso tão lindo, mas quase fiquei cego.
Pelejei para segurar o riso, mas não consegui.
- Desculpa, eu não consegui me conter. - respirei fundo. - Sério, me desculpa... Acho que você só está olhando o lado ruim da coisa. Tenho certeza de que tem um lado bom nisso.
- Claro que tem.  - Ele riu e aproximou seu rosto do meu. - Se eu tivesse morrido há 400 anos, não conheceria você! 
(Lizzie e Ciprian, pág. 77). 

R. A. Cirino nos apresenta a uma narrativa rápida, rica em elementos que vão se apresentando de forma frenética e logo nos vemos tragados por uma aventura vampiresca que busca fugir das histórias tradicionais do gênero, inserindo elementos modernos com bom humor e irreverência. As mulheres dominam a narrativa, que é contada por diversos pontos de vista. Esse recurso se torna crucial para compreender a história em sua totalidade quando todos os caminhos se encontram. 

É interessante observar a criatividade e talento da autora para explorar os conflitos dentro da obra, os quais deixam ganchos surpreendentes para a continuação. Destaque para as personagens Eleanor, mãe de Ciprian, uma bruxa talentosa e cativante, e para Tess, a grande vampira antagonista que se torna o tipo de vilã que ainda amaremos muito odiar, tenho certeza. A autora foi ousada em explorar as transições temporais e de narrador em seu primeiro romance do gênero, e demonstra uma escrita promissora, que guarda ainda mais surpresas nos próximos tomos desta saga. 



Fica o convite para o nosso encontro no dia 11 de Janeiro num bate-papo com a autora, e logo no fim de semana seguinte, para o lançamento de "Portal das Sombras", no dia 18. Vamos falar de criaturas das sombras?


Nenhum comentário:

Postar um comentário